top of page

Coisas que ninguém te fala sobre a gramática do Inglês

Foto do escritor: Ronerio MacenaRonerio Macena

O “Y” é vogal ou consoante?

A letra Y pode ser considerada como uma vogal e uma consoante. Em termos de som, uma vogal é 'um som de fala que é produzido pela configuração comparativamente aberta do trato vocal, com vibração das cordas vocais, mas sem atrito audível ...', enquanto uma consoante é 'um som de fala básico no qual a respiração é pelo menos parcialmente obstruída ”.

A letra Y pode ser usada para representar sons diferentes em palavras diferentes e, portanto, pode se encaixar em qualquer definição. Em Myth ou Hymn é claramente uma vogal, e também em palavras como My, onde significa um ditongo (uma combinação de dois sons de vogais). Por outro lado, numa palavra como Beyond, há um obstáculo à respiração que pode ser ouvido entre duas vogais, e o mesmo som começa com palavras como Young e Yes. (Esse som consoante, como o da letra W, é às vezes chamado de 'semivogal' porque é feito de maneira semelhante a uma vogal, mas funciona em contraste com as vogais quando usado em palavras.) Se a letra Y é uma vogal ou uma consoante é, portanto, uma decisão arbitrária. A letra é provavelmente usada mais frequentemente como uma vogal, mas nesta função é frequentemente intercambiável com a letra I. No entanto, o som da consoante não é consistentemente representado na ortografia inglesa por qualquer outra letra, e talvez por essa razão Y tende tradicionalmente a ser contada entre as consoantes.

Por que o W é chamado ‘double U’ ao invés de ‘double V’?

A língua inglesa usa o alfabeto latino dos romanos. No entanto, ela não tinha letra adequada para representar o som da fala / w / que era usado em inglês antigo, embora foneticamente o som representado por / v / fosse bem próximo. Escribas do século VII escreviam uu para / w /; mais tarde eles usaram o símbolo rúnico conhecido como Wynn. Os escribas europeus continuaram a escrever uu, e esse uso retornou à Inglaterra com a conquista normanda em 1066. Impressoras primitivas às vezes usavam VV por falta de um W em seu tipo. O nome double-u lembra a antiga identidade de U e V, que você também pode ver em várias palavras com uma origem relacionada, por exemplo Flour / Flower, Guard / Ward ou Suede/ Swede.

Ah e para ter mais dicas como esse em vídeo se inscreva no meu canal clicando na imagem abaixo:

479 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page