Ah o Halloween!
Quem não tem vontade de passar o dia todo dessa data nos Estados Unidos?! Sentindo o clima, as brincadeiras e tudo mais...
Mas você sabia que o Halloween não foi criado nos Estados Unidos? E você sabe como surgiu a ideia de colocar uma vela dentro da abóbora, o famoso Jack-o'- Lantern?
Então acompanha logo abaixo algumas curiosidades sobre essa data ;)
Os Romanos celebravam esta data para homenagear Pomona, deusa das frutas, jardins e pomares, seguidos pelos Druidas que festejavam a data para homenagear Samhain, a passagem de ano dos Celtas.
Eles acreditavam que nesta data, os mortos vinham visitar os familiares e ficar perto da lareira.
1. De onde veio o nome?
A origem do nome e datada do seculo XVI e vem do escoces, All-Hallows-Even (“noite”), que e a noite aterior ao All Hallows Day (Dia de Todos os Santos).
2. E o famoso "trick or treat"?
O costume de “Doce ou Travessuras” vem da Irlanda e Inglaterra, quando ainda na epoca Medieval, pobres iam de porta em porta na noite anterior ao Dia de Todos os Santos pedir bolo em troca de cantoria para os mortos da familia.
Eles acreditavam que para cada bolo servido e comido, uma alma seria salva do purgatorio. A pratica e conhecida como Souling (em ingles).
3. Por que esta data?
Existem várias teorias que explicam a comemoração do Halloween em 31 de outubro. Uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da terra.
4. De onde veio a ideia de colocar uma vela dentro da abóbora?
A origem da vela na abobora vem de uma lenda irlandesa. Diz-se que ha muito tempo, um homem chamado Jack encontrou com o diabo depois de ter roubado uma vila. Tentando escapar ele disse para o diabo virar uma moeda para salva-lo, porem para sumir depois, fazendo assim com que as pessoas da vila brigassem entre si, desconfiando uns dos outros.
Ele concordou, mas, Jack entao disse que ele nunca poderia levar a sua alma. Quando Jack morreu, depois de ter levado uma vida desonesta, ele nao foi aceito no ceu e como combinado, a sua alma tambem nao poderia ir para o inferno.
Entao na escuridao, ele abriu uma abobora para ilumimar o seu caminho, ja que andava vagando sem ter para onde ir.
Desta lenda vem o nome em ingles “Jack-o-lantern”.
5. E o gato preto? De onde surgiu a lenda?
O coitadinho do gato ganhou má fama em antigas lendas. Essas afirmavam que as bruxas se transformavam no bichano em versão “black” e, para ajudar, algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos.
6. Caldeirão, aranhas e morcegos
Há quem acredite em significados ocultos para os itens do Halloween.
A vela indica os caminhos para os espíritos.
O caldeirão faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. Dentro dele jogam-se moedas acompanhadas de mensagens com pedidos aos espíritos. Ao final da festa, essas moedas devem ser recolhidas e doadas a quem precisa. Já os bilhetes devem ser queimados para que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente.
A aranha simboliza o destino. O meio da teia representa o suporte para seguir em frente.
O morcego simboliza a clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela força da própria sensibilidade e energia, enxergando além das formas e das aparências.
7. Halloween = Dia de todos os santos?
A festa de Halloween equivale ao “Dia de Todos os Santos” e ao “Dia de Finados”. A celebração foi absorvida pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos. Nos países de origem hispânica, comemora-se o Dia dos Mortos na mesma data. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.